Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Sistemas

Carga e Descarga de Máquinas Ferramenta

Sistemas

Carga e Descarga de Máquinas Ferramenta

A Roboplan desenvolve sistemas de carga e descarga de máquinas ferramenta, centros de maquinação, tornos e de outros equipamentos de processo, com total integração em chão de fábrica.

A alimentação de máquinas e centros de maquinação exige que sejam carregadas e descarregadas peças, por vezes com peso elevado, em produções contínuas e estabilizadas com tempos de ciclo exigentes.

A capacidade de carga do robot e a respetiva ferramenta/gripper permite que este manipule uma grande variedade de peças em espaços limitados, e para além disso, o robot pode ficar fechado numa cabine, facilitando a exaustão de gases e poeiras tóxicas, limitando assim a exposição do operador a este tipo de ambientes.


  • Gama completa & Engenharia especializada

Composta por robots de 4 e 6 eixos extremamente rápidos, robustos e precisos, a Yaskawa dispõe de uma gama completa para responder às mais exigentes necessidades deste tipo de aplicações.

A cada máquina é associada uma ou várias referências de produto, onde a manipulação é realizada diretamente na peça. Para as peças serem carregadas, descarregadas e manipuladas são necessários acessórios de interligação, onde a capacidade da equipa de engenharia para desenvolver a melhor solução, prima pela polivalência e eficiência, havendo por vezes necessidade de recorrer a sistemas de troca de ferramenta.

A versatilidade dos robots permite que estes sejam montados em várias posições, de forma a otimizar o espaço e em algumas aplicações, é possível adaptar toda a solução de maneira a que este alimente várias máquinas. Montado sobre um eixo linear/track o robot desloca-se e alimenta assim várias máquinas, realizando por vezes operações multitarefa encadeadas entre máquinas.

Neste tipo de aplicações, tipicamente em centros de maquinação ou máquinas de injeção de plásticos, o robot pode trabalhar 24h de forma sincronizada com a máquina que alimenta ou descarrega, sendo desta forma uma solução económica e rentável.


  • Classe de proteção IP67

É também sob condições adversas como por exemplo ambientes húmidos ou com poeiras que os robots habitualmente atuam neste tipo de aplicações. Para poderem oferecer as melhores performances e para manter o ambiente de trabalho limpo, a Yaskawa dispõe de robots com classe de Proteção IP67.

Estes robots possuem uma proteção em todos os seus eixos e uma superfície lisa que impede a corrosão e o acumular de poeiras, limalhas ou gotas de água/fluidos, permitindo inclusive que estes sejam lavados com água.

Este tipo de soluções completas e integradas com os mais altos padrões de tecnologia de controlo e movimentação, são uma especialidade da nossa equipa. Para além de resultarem em soluções que permitem um aumento de produtividade e da qualidade dos produtos acabados, diminuem o risco de falhas e consequentemente os custos associados ao produto. 

Produtos relacionados