Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Notícias

Yaskawa Motoman já vendeu mais de 500000 robots

No passado mês de fevereiro, a Yaskawa Motoman, uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, atingiu a marca dos 500000 robots, vendidos em todo o mundo.

Desde 1915, toda a sua história tem girado em torno de motores, tendo a tecnologia como foco para uma visão futurista e evoluída perante o resto do mundo. Esta veia revolucionária com mais de 100 anos de existência, tem vindo a ser aprimorada e alargada aos mais variados ramos da indústria.

  • O primeiro robot industrial totalmente elétrico

Em 1977, a Yaskawa aproveitou todo seu know how na fabricação de componentes elétricos e mecânicos de alta qualidade e lançou no mercado o Motoman-L10, o primeiro robot industrial totalmente elétrico.

Aproveitando o conhecimento da tecnologia dos manipuladores, que são a base dos robôs, e dos servo-motores, a Yaskawa começou a comercializar uma série de produtos inovadores equipados com tecnologia de ponta.

Desde então são vários os feitos atingidos pela marca que tem vindo a atrair uma gama de clientes espalhados pelo mundo nas mais variadas indústrias.

  • Sistema multi-braço apenas com um controlador

Em 1994, com o controlador de robot YASNAC MRC a Yaskawa lançou no mercado pela 1ª vez, um controlador que permite controlar vários braços em simultâneo.

  • Robots de 7 e 13 eixos

Na primeira década do ano 2000, a Yaskawa abriu um novo mercado de robots com tecnologias avançadas para a época, e em 2005 lançou dois robots inovadores, um robô de 7 eixos (IA20) e outro de braço duplo com 13 eixos (DA20), onde em ambos a sua flexibilidade e os seus movimentos aproximam-se ao movimento realizado por um humano.

  • Primeiro robot colaborativo - Motoman HC10

Acompanhando a evolução do mercado e expandindo a sua gama de robots, em 2018 surgiu o Motoman HC-10, o primeiro robot colaborativo da marca capaz de trabalhar em cooperação com o operador.

Hoje, num cenário de pandemia onde o declínio da população em idade ativa, o agravamento da escassez de mão-de-obra e as restrições de contacto entre colaboradores em chão-de-fábrica são uma realidade, é mais emergente a necessidade de fabricação inteligente e autónoma. É aqui que surge o papel e a importância da robótica e da automação, que têm vindo a atingir recordes de acordo com os mais recentes números da International Federation of Robotics e que veem oferecer mais qualidade e eficiência nos processos, revolucionando desta forma a indústria que é hoje mais competitiva.

  • Mais de 1000 robots instalados em Portugal

Com uma representação de cerca de 37% do volume total de faturação, a robótica é hoje parte essencial do core business da Yaskawa que conta com mais de 28 unidades de produção espalhadas por 12 países do mundo e de centenas de representantes onde se inclui a Roboplan. Enquanto distribuidora e representante da Yaskawa Motoman em Portugal, a Roboplan acompanha este crescimento do mercado e continua a desenvolver soluções robotizadas inovadoras, à medida das necessidades dos seus clientes, contando com mais de 1000 robots instalados em Portugal nas mais variadas aplicações com principal destaque para a soldadura, paletização e manipulação.