Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Notícias

Notícias

Roboplan faz mais uma auditoria de acompanhamento à norma ISO9001:2015

Há mais de 6 anos que a Roboplan é uma empresa certificada pela norma ISO9001, uma norma reconhecida internacionalmente.

À conversa com Ricardo Pata, responsável pelo nosso Departamento de Qualidade fomos descobrir alguns pormenores e desafios que esta norma requer.

A norma ISO9001 permite ajudar as organizações independentemente da sua atividade com orientações e conceitos que permitem uma gestão da qualidade.

  • "A organização pretendeu desde do início da sua atividade, marcar uma posição diferenciada no mercado."

Questionado sobre o porquê da certificação ISO9001 na Roboplan, Ricardo Pata afirma que “a organização pretendeu desde do início da sua atividade, marcar uma posição diferenciada no mercado de forma a proporcionar aos seus clientes um produto de excelência.” Hoje em dia, o reconhecimento nacional e internacional, da utilização de “boas práticas” através do cumprimento de requisitos normalizados, é um fator diferenciador e valorizado.

A sistematização dos processos e comprometimento/envolvimento das pessoas em assumir que estes processos são cumpridos no dia a dia, são alguns dos desafios apontados que, para Ricardo Pata, “nos permitem obter elementos para tomarmos decisões mais rápidas e assertivas.”

  • Foco no cliente

Também a utilização de tecnologias que permitam automatizar e tornarem mais simples os processos do dia a dia, mantendo o foco no cliente e uma leitura dos processos envolvidos foram destacados.

Para Ricardo Pata, esta norma “permite ajudar as organizações independentemente da sua atividade com orientações e conceitos que permitem uma gestão da qualidade, que se reflete sobretudo numa melhoria contínua dos processos da organização.”

Conclui dizendo que “é fundamental existir instrumentos de apoio a gestão e aferir o estado de uma “organização” que ajudem a antecipar tendências e que nos permitam tomar decisões acertadas, pois sem medir é impossível controlar”.