Notícias
Numa era de plena transformação digital (indústria 4.0), onde a robótica assume um papel preponderante para o desenvolvimento e evolução tecnológica, dispomos de ferramentas que nos ajudam a prever erros e a minimizar sobretudo tempos de inoperacionalidade produtiva (paragens na produção).
Para fazer face a estas ineficiências nos processos de fabrico, dispomos de ferramentas de programação offline, que recorrem a práticas de programação CNC, CAD/CAM e ao ambiente virtual já definido a partir do planeamento dos processos ou a partir de um ambiente exclusivo para definição da programação a ser executada pelos robots.
A programação offline significa programar robots fora do ambiente de produção. Este é um método, que não interfere na produção, pois os programas dos robots são gerados num PC externo fora do processo de produção.
Minimizando o tempo de inatividade da produção causado pela programação realizada em ambiente fabril, a programação offline retrata uma simulação que permite estudar vários cenários aplicáveis a uma célula de trabalho robotizada antes de a colocar em produção.
Conseguimos dividir assim a programação de uma célula robotizada em dois tipos:
- Programação Manual/Online: utilizando o controlo e os comandos existentes na consola junto dos robots, com o conceito de tentativa e erro, até definir a programação ideal;
- Programação Offline: através de um ambiente virtual que interprete os parâmetros definidos pelo programador, convertendo-os para a linguagem específica dos robots, validando toda a programação no ambiente virtual, antes de a enviar para os robots em ambiente real.
No caso da programação Offline da YASKAWA, existe o MotoSim® EG-VRC (Motoman Simulator Enhanced Graphics - Virtual Robot Control). Este é um pacote de software abrangente que fornece simulação 3D de elevada precisão de células robotizadas.
Dos sistemas mais simples aos mais complexos, o MotoSim® EG-VRC é um poderoso software que pode ser usado para:
Em resumo, a programação offline permite maximizar o ROI em sistemas de robots e requer ferramentas de simulação apropriadas. Para além de ser utilizada por técnicos especializados em robótica, é também explorada no ensino superior e no ensino profissional, possibilitando uma melhor compreensão do funcionamento e programação de robots em ambiente 3D de aplicações robotizadas reais.
Neste sentido, ainda este ano será lançado o livro Volume 13 – Robótica Industrial – Programação Offline - MotoSim® EG-VRC, realizado pelo professor Filipe Pereira (editado pela Booki), que permitirá a alunos, professores, técnicos, engenheiros e interessados pelo tema uma melhor utilização deste software de simulação de robótica Industrial da marca YASKAWA.