Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Notícias

Roboplan marcou presença na 17ª Edição da EMAF

A 17ª Edição da EMAF, que decorreu entre os dias 21 e 24 de novembro, contou mais uma vez com a nossa presença. Este certame de referência para o setor industrial, reuniu cerca de 480 expositores e mais de 42.000 visitantes.

Clientes e amigos, representantes de várias empresas portuguesas e estrangeiras, profissionais de áreas como a robótica e a automação, estudantes e público em geral, visitaram o nosso stand ao longo dos 4 dias.

Este ano é, particularmente, distinto pela celebração dos mais de 1.000 robôs Yaskawa Motoman instalados em Portugal e pela inauguração das nossas novas instalações, que dispõem de uma área coberta de 2.500 m2 para oficinas, zonas de montagens, armazenamento de robôs e escritórios para a equipa de engenharia e administrativa.

As atrações que tivemos em exposição este ano, passaram pelo 1º robô Yaskawa Motoman instalado em Portugal – o modelo K6 SB (conheça a sua história aqui), diferentes modelos da mais recente gama GP de robôs, o sistema de realidade virtual com o software ALMA Cam e o robô colaborativo HC10 a servir o brinde aos nossos convidados.

A recente gama GP de robôs, que chega acompanhada com a nova geração de controladores YRC1000, e a virtualização dos ambientes de produção industrial, combinados procuram fornecer resposta e soluções para as dificuldades inerentes ao processo de modernização industrial dos nossos clientes, atualmente, designado por Indústria 4.0.

Aqui destacamos duas soluções: o robô GP25 Yaskawa Motoman com uma aplicação de manipulação e, o sistema de realidade virtual ALMA Cam.

A primeira, contemplava o robô, a aplicação de trabalho, sensores de movimento e o FSU – um autómato de segurança instalado no controlador que permite criar comandos de prevenção, volumes virtuais como restrições ao campo de trabalho do robô, fazendo com que este assuma comportamentos específicos de segurança (por exemplo: diminuir a velocidade, trabalhar de costas para o operador ou atuar numa determinada zona fora do alcance do operador) ao detetar a presença do operador na área de trabalho do robô. O software ALMA Cam (https://www.roboplan.pt/upload/almaCAM-Weld_ptg_web.pdf) é um software de programação offline para robôs de soldadura por arco, onde através de uma interface gráfica é possível programar um robô a partir de um ambiente virtual. A grande vantagem deste software é permitir detectar e evitar erros com maior precisão, contribuindo assim para um tempo de instalação mais eficiente.

Estas combinações permitem-nos desenvolver soluções robotizadas cooperativas, que têm como objetivo tornar real no meio industrial, a interação entre Homem-máquina, respeitando criteriosamente, os objetivos tradicionais da indústria e as normas de segurança. 

Um bem-haja a todos os que nos visitaram e estiveram connosco ao longo dos 4 dias!

Fique com alguns dos melhores momentos.