Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Notícias

Notícias

As latas de tinta que são paletizadas pelos robots Yaskawa Motoman

A empresa Tintas Robbialac, SA é uma empresa referência no setor das tintas e dispõe de 2 robots Yaskawa Motoman que são responsáveis pelo processo de paletização de latas de tinta.

“Os robots é que marcam a nossa cadência diária de produção”, foi assim que Artur Rendeiro, Gestor de Produção das Tintas Robbialac SA, uma marca referência no setor das tintas, caraterizou a importância dos robots Yaskawa Motoman, numa pequena conversa com a nossa equipa.

Instalados há mais de 10 anos, dois robots Yaskawa Motoman, modelo ES165 são os responsáveis por paletizar todas as latas de tinta produzidas na unidade de produção da Robbialac de São João da Talha. Esta marca que desenvolve a sua atividade em quatro grandes áreas de negócio: Tintas Decorativas, Isolamento Térmico, Protecção e Manutenção e Repintura Automóvel, já há mais de uma década, decidiu automatizar o seu processo de paletização de latas.

Específicos e adequados a cada tipo de embalagem, em dois turnos de 8 horas, por dia, os robots paletizam cerca de 2000 Latas de 15L, podendo paletizar cerca de 10000 latas, no caso de embalagens de 1L.

Para estes robots que têm mais de 10 anos “todos os cuidados são poucos” porque estamos perante uma linha de produção onde “o nível de paragens tem que ser o mínimo”.

 

O contrato de Manutenção Non-Stop e a importância da Manutenção Preventiva

 

Com frequência regular (de 2 em 2 anos), a Robbialac recorria aos serviços da Roboplan para realização de Manutenção Preventiva e pontualmente para casos de manutenções corretivas. Fruto da idade dos robots e do aumento dos turnos que levam a um maior período de atividade e exigência dos mesmos, a Robbialac decidiu avançar com o contrato de manutenção NON-STOP que, para Artur Rendeiro, lhe dá “mais garantias e conforto que as avarias não acontecem com alguma frequência”. Este contrato vai permitir que sejam realizadas manutenções preventivas anuais, bem como oferecer alguns descontos em peças e consumíveis e dispor de um atendimento prioritário em caso de avarias, tudo isto com um plano de pagamento ajustado às necessidades do cliente.

O Gestor de Produção da Robbialac, afirma que “tem uma certa preocupação em ter os robots sempre operacionais” e para tal acontecer “a Manutenção Preventiva é muito importante”, realçando a importância destes serviços para manter a fiabilidade do equipamento.

No final, realçou “o relacionamento comercial muito franco” existente entre as partes e aconselhou ainda a subscrição do Contrato de Manutenção NON-STOP a todos os utilizadores de robots Yaskawa Motoman, não só por todas as vantagens que a manutenção preventiva proporciona, como também pela “confiança que tem na equipa da Roboplan”.