Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu computador que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos. Saiba Mais

Notícias

A INOVAÇÃO COMO MOTOR DE CRESCIMENTO

Neste artigo abordamos a conquista do reconhecimento de idoneidade na prática de atividades de I&D pela Roboplan e a importância da inovação como fator de crescimento para as empresas.

Geradora de riqueza e valor, a inovação é um dos principais motores do crescimento e competitividade da economia portuguesa e tem como objetivos estimular maiores níveis de produtividade, criar emprego mais qualificado e elevar os padrões da qualidade de vida em Portugal.

 

Do problema à solução..

 

Da mais simples ideia ou da pior catástrofe, surgem sempre novos desafios e, consequentemente, novas soluções. Não sendo só o desenvolvimento de novos produtos a base da inovação, também novos serviços ou até novos modelos de negócio podem ser um excelente resultado da inovação, para darem resposta aos mais variados problemas da sociedade.

Em concreto na indústria, são vários os desafios com que diariamente as empresas se deparam, quer sejam para otimizar processos, quer para resolver problemas. É aqui que muitas vezes, e por falta de capital humano qualificado, as empresas recorrem a centros de I&D, instituições de ensino, nomeadamente universidades e centros de investigação científica, ou então a uma rede de parceiros especializados.

Aliado a todo o conhecimento técnico especializado, está também a tecnologia que evolui a passos largos a todos os níveis. A IOT (Internet Of Things) ou a realidade virtual são exemplos de resultados tecnológicos sinónimos de inovação, que ajudam nos dias de hoje a cultivar negócios e a promover empresas pelo mundo.

 

Roboplan: Entidade idónea para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D)

 

Na perspetiva de acompanhar esta evolução , em 2020 a Roboplan candidatou-se junto da Agência Nacional da Inovação, ao reconhecimento como entidade idónea para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), no domínio técnico-científico, das Tecnologias de Produção e Indústria de Produto, mais concretamente em Produtos inovadores e de alto valor acrescentado (TIC aplicadas à Indústria - robótica, eletrónica, nanotecnologias, …), tendo sido reconhecida como tal em janeiro do presente ano.

Este reconhecimento, vem valorizar todo esforço, capacidade e competência da nossa equipa em se diferenciar face à concorrência, sendo também um meio para estabelecer novas parcerias na realização de projetos de I&D, com possibilidade de acesso a apoios comunitários direcionados à I&D.

Em suma, a inovação é o sucesso de uma ideia, concretizado em algo real com impacto na sociedade. Estamos certos que, não por este reconhecimento, mas sim com base nas nossas competências, capacidades e conhecimentos adquiridos, continuaremos a colocar ao dispor da indústria, novos produtos ou processos, capazes de alavancar e alicerçar a competitividade dos nossos parceiros, acrescentando valor às soluções disponibilizadas aos mercados.